Hoje celebra-se o Dia Mundial da Eficiência Energética e a ADENE lembra que o Certificado Energético é a chave para tornar a sua casa mais confortável e económica.
A eficiência e otimização energética são pilares absolutamente fundamentais para a sustentabilidade financeira de qualquer operação, negócio ou empresa imobiliária. Opinião de Gonçalo Ferreira, da Master Vantagem.
A preocupação com a eficiência energética não é prioridade para os portugueses, de acordo com um novo estudo do Observador Cetelem, dedicado à Renovação Energética da Habitação.
Tudo o que já foi feito para tornar os edifícios em Portugal mais sustentáveis, é agora colocado em causa. Opinião de Aline Guerreiro.
Em Portugal, 26,4% da população vive com humidade em casa e mais de 30% dos portugueses não consegue manter as suas casas suficientemente frescas no Verão, indica o Barómetro VELUX Healthy Buildings 2024.
Assistimos hoje a uma crescente procura por empreendimentos de elevada eficiência energética, verificando-se que os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais, e mesmo dispostos a pagar mais por produtos que sejam sustentáveis. Opinião de João Paulo Branco, Sócio Engenharia Fragmentos.
O programa Vale Eficiência, cuja segunda fase, hoje lançada, tem uma dotação de 104 milhões de euros, prevê a entrega de 100 mil vales de eficiência energética até 2025 a famílias economicamente vulneráveis.
Projecto C-Tech teve piloto em Marvila, Beato e Parque das Nações. Aplicação elenca obras a realizar nos edifícios para melhorar eficiência energética.
Foi publicado recentemente na Região Autónoma da Madeira, o diploma que estabelece o regime jurídico do programa Casa + Eficiente. Saiba como será aplicado. Opinião de Diogo Freitas, Associado Sénior de Imobiliário, do escritório no Funchal da PRA – Raposo, Sá Miranda & Associados.
Governo lança programa de apoio à eficiência energética dos edifícios residenciais, com dotação de 100 milhões de euros, para financiar a 85% a substituição de janelas e instalação de painéis fotovoltaicos.